terça-feira, 9 de setembro de 2008

Elenco ou Conjunto? Qual faz um time campeão?

Boa noite, quase um novo dia, já que são 23:34 minutos de 09/09/08.


Domingo, lendo o primeiro comentário do Blog, vi-me conduzido a falar de algo que há muito desejo: elencos. O botafoguense Arlindo (grande amigo!) destacou a força de sua equipe, e concordo. O Time do Botafogo a muito tem um grande elenco. Zé Carlos, Túlio, Lúcio Flávio (para mim deveria compor a armação da seleção com Thiago Neves), Castilho entre outros. Entretanto, olho elencos como o do Fluminense. Que time o Flu possui. Thiago Neves, Thiago Silva, Fernando, Conca, Washington. Só não levou a Libertadores por achar que já havia ganho. Tinha um excelente técnico, Renato Gaúcho. O tem agora, o apesar de chorão, o grande estrategista Cuca. Contudo, onde está este time? Com o empate de sábado na zona do rebaixamente, lugar de onde não consegue se desvincilhar deste o início da competição.

O São Paulo talvez tenha, como gosta de dizer Muricy, o melhor elenco do futebol brasileiro, contudo, não despontou ainda, e anda muito irregular no campeonato. O Internacional possui, na minha opinião, um dos melhores elencos, e é tão irregular que consegue fazer uma partida fenomenal em uma rodada, e outra mediocre na outra, perdendo jogos incríveis.

O que dizer de tudo isto? O Grêmio tem um bom elenco, mas não pode se dar ao luxo de achar que 8 pontos já lhe garantiu o título; que o diga o Flamengo. O Flamengo, aliás, talvez tenha, hoje, o elenco com o maior número de peças de reposição em um mesmo nível, considerado alto. Entretanto, será que Caio Júnior, e o orgulho de alguns jogadores, conseguirá administrar isto, e dar a volta por cima chegando ao título?

Adilson Batista, do Cruzeiro, tem um time inteiro. Pode ter começado mal o segundo turno, mas é uma boa equipe com um bom treinador. Se souber jogar bem os jogos de menor importância terá conseguido o mínimo para os confrontos diretos: confiança. Entretanto, considero sim, o Botafogo e o bem montado time de Wanderley Luxemburgo os grandes perigos ao título do Grêmio. Flamengo e São Paulo terão que torcer muito contra estes, e claro, por um desastre na caminhada gremista.

Desta forma, o que acredito é: não bastar ter um time de estrelas, é necessário haver uma equipe para se tornar um campeão. O Real Madrid que o diga. O Milan e o Barcelona na última temporada europeia, então, nem se fala. Neste ano, o Chelsea montou um bom grupo, com grandes jogadores. O Milan tem Pato, Ronaldinho, Cacá entre outros. Mas, serão vencedores como deveriam? Tenho minhas dúvidas.

Em outras palavras, entendo que no futebol não se cumpre a regra de que o melhor time vencerá. É preciso haver o melhor conjunto. Ou seja, bons jogadores que, em suas posições, jogam o melhor para o time, e na junção de cada um jogando para o outro, obtêm-se o melhor conjunto e consequente resultado almejado : um time campeão.

Lembre-mo-nos dos EUA no Basquete. Eles sempre tiveram as grandes estrelas, mas não o melhor conjunto. Em Pequim, continuaram a ter os melhores jogadores, mas também o melhor conjunto, e venceram. Olhem para o Basquete masculino do Brasil. Há tempos não se vê tantos jogadores em ligas de grande expressão como a Europeia e a norte-americana NBA. Contudo, nunca formaram o melhor conjunto, e talvez por isto tenham sido a geraçã de maior fracasso do Basquetebol nacional.

É por estas e outras que afirmo. O grande desafio não é formar um grande elenco que lhe dê um grande time. Isto é fácil quando se tem dinheiro. O grande desafio é ter sabedoria para fazer deste grande elenco um conjunto que lhe dê uma equipe vencendora, fazendo do seu time não somente grande (em números de jogadores brilhantes e em quantidade de dinheiro e torcedores), mas campeão.

Amanhã falarei (daqui a uns 26 minutos e algumas horas depois de agora) a respeito da Seleção. Vou dormir

Inté!

Cleber B. Gouveia

Nenhum comentário: