domingo, 28 de setembro de 2008

Ferrari, brasileiros e outras coisas mais...

Boa noite!
Começo falando hoje a respeito da Formula 1. Como pode uma equipe como a Ferrari errar tanto contra um único piloto? E isto não é de hoje, ou melhor, somente nesta temporada. Desde o ano passado Felipe Massa vem sofrendo com os erros da equipe italiana, e muito. Neste ano podemos computar no mínimo três erros, o que pode tirar de Filipe um título merecido! Afinal, são seis poles e cinco vitórias, fora a corrida onde ficou sem motor a três voltas do final. Cingapura, portanto, foi o "fim da picada" e a Ferrari, por ser Ferrari, não pode mais se dar ao luxo de errar tanto.
Fico a imaginar se isto ocorresse com Shumacher. O Mundo teria desabado para os mecânicos, os quais não encontrariam emprego em lugar algum no automobilismo. Massa, entretanto, se compadece e prefere não ser o carrasco dos que falharam, apesar de saber que tem sido, e muito, prejudicado por estes erros constantes.
Erros estes os quais me fazem concluir, pelo histórico dos brasucas na equipe Ferrari, que esta se mostra como um pessímo lugar para os brasileiros. Foi assim com Rubinho, e tem sido com Massa. Podemos até pensar que esta não seja a melhor equipe para um brasileiro voltar a vencer. Tomara que esteja errado. O Certo, porém, é que Hamilton abre sete pontos e temos apenas três corridas para o final da temporada, e, como disse Felipe em sua entrevista após o grande Prêmio de Cingapura, quem sabe algo de errado ocorra com Hamilton nestas etapas. E, Massa, infelizmente o que nos parece restar é torcer para que isto ocorra, caso contrário Hamilton desta vez levantará a taça.
No volei de quadra masculino ficou comprovado o esperado. A renovação será traumática. Se houvessemos vencido as Olimpíadas Bernardinho teria condições de fazer esta transição sem muitas cobranças, pois teria acumulado "moral" para isto. Contudo, as derrotas no Pan, na Liga e na Olimpíadas para os EUA não lhe darão tanto tempo assim. O que espero é, pelo fato do Volei não ter, ainda, o mesmo pensamento dos clubes de futebol, onde resultados imediatos determinam se o técnico fica ou não, Bernardinho ter a capacidade de passar tranquilidade e força mental para os novos e antigos jogadores durante este processo. Este, aliás, determinará os próximos anos do volei masculino.
Quanto ao futebol tivemos um fim de semana emocionante. Lá embaixo vemos um cenário trágico para o futebol carioca. Vasco e Fluminense se mostram incapazes de reagirem, e são sérios candidatos para o descêncio. O Santos desta vez não conseguiu nem vencer na Vila, apesar de Kléber Pereira continuar sendo o melhor centroavante do campeonato. Como o Ipatinga vem mostrando capacidade de reação, é bom estes três campeões brasileiros da série A ficarem atentos, caso contrário poderão fazer com que a Série B continue em alta devido a presença de grandes times.
Na ponta de cima vemos que nem tudo está definido, a não ser a queda de rendimento do Botafogo e Grêmio, e da regularidade do Palmeiras, hoje lider do Campeonato por ter uma vitória a mais que o tricolor gaúcho. A irregularidade do Cruzeiro pode custar caro. Flamengo e São Paulo (este último jogando muito nas últimas rodadas) mostram que não darão chances para o vacilo de seus concorrentes. O Inter (para mim o melhor elenco da competição) também parece ter encontrado o entrosamento entre suas estrelas capaz de o colocar de forma definitiva na briga pelo campeonato, no mínimo pela vaga na Libertadores. É esperar para ver se confirma todas estas tendências.
E, como esperado, o Goiás venceu fácil o Vitória. Agora, com o Vila mantendo a regularidade, fica mais forte a impressão de que Goiás terá dois representantes na principal divisão do futebol brasileiro. Não fosse esta boa notícia, temos ainda o Goiás bem perto da zona da Libertadores, e, se continuar neste rítmo, e contar com a irregularidade de seus principais adversários pela vaga, poderemos ter novamente um time goiano na principal competição do continente Sul Americano. Só espero que a diretoria esmeraldina prepare melhor a equipe para tal competição.
Fico por aqui, desejando a todos um bom início de semana!
Inté!

Cleber B. Gouveia.

Nenhum comentário: