quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Futebol, Formula 1 e Futsal

Boa tarde!
Depois de alguns dias sumido - quem mandou querer se casar - estou de volta para falar um pouco daquilo que o esporte desperta em mim, e, confesso, estou entre a alegria e a a preocupação.
Alegria por ver Káká voltar a jogar pela seleção depois de quase sete meses. Acredito que ele não seja o salvador da pátria - no sentido de ser ele sozinho a solução - mas o jogo agora não ficará somente num vai e volta sem fim entre a zaga e o meio de campo. Claro! Káká gosta de pegar a boa e partir em direção ao gol. Se ninguém vai com ele, enfrenta seus marcadores e atira para o gol. Como tem uma excelente capacidade de finalizar, aumentam as oportunidades de gol, e com estas a alegria de ver um jogo da seleção. Afinal - gosto desta palavra conclusiva - Káká gosta de ganhar, e sabe como se ganha: jogando pra frente! Domingo veremos se minha tese será comprovada contra a Venezuela.
Quanto a minha preocupação o Vila Nova é o principal motivo. Não ganha um jogo pela série B a 4 partidas. O atacaque, principalmente Túlio - fez um e deu o passe para o segundo no jogo contra o Bahia - até que tem feito sua tarefa, mas, a defesa. Como pode deixar jogos contra times tão mais fracos como Bahia, Paraná e Juventude, levarem vantagem desta forma. Mais uma vez a equipe goiana irá torcer contra tudo e contra todos, e, mais uma vez poderá ser auxiliada pela tabela. O Baruerí com 48 pontos e, se vencer, terá o mesmo numero de pontos e uma vitória a mais, pega a Ponte, concorrente direta. O Santo André enfrentará o Corínthians no Pacaembú - e isto será favorável se o Corínthians jogar sério. O único que terá vida fácil, teoricamente, será o Avaí, pois pega o fraco Crisciúma. É torcer demais, mais uma vez!
Já na Série A o Grêmio foi favorecido. Sim. Houve um penalti não marcado a favor do Santos, e a expulsão de Eller poderia não ter acontecido. Não foi falta! Mas, o maior favorecimento na partida foi a "fomeagem" dos atacantes do Santos, principalmente Molina e Cuevas. Aliás, todo mundo que chegava frente ao gol gaúcho queria definir sozinho. O Santo, para mim, foi melhor. Buscou mais o gol. O Grêmio, apesar dos 2 x 0, não merecia ter vencido. Contudo, venceu, contou com o empate do Palmeiras, e hoje irá torcer contra São Paulo e Cruzeiro, e no sábado contra o Flamengo. Se estes tiverem um revés em seus jogos, volta o tricolor gaúcho a ter uma folga em relação aos seus principais concorrentes.
Ah!, não posso deixar de dizer que o Vasco quase voltou a respirar. O Empate foi bom, mas não o suficiente. Se seus adversários vencerem seus jogos ou empatarem, todos eles, o vasco volta para a lanterna. Mas pelo menos mostrou alguma reação no empate contra o Esporte na Ilha do Retiro.
Finalizo falando de futsal e Fórmula 1. No Mundial de Futsal uma primeira fase fácil, sem nenhum problema. Ontem, alguém até me disse: "que goleiro tem o Brasil. Vai ser fácil!". Bem, não tiro os créditos dos jogadores. São realemente muito bons. Contudo, pegamos times fáceis - tirando a Russia atual campeã europeia. Mas, não é tão fácil assim. Nesta segunda, e se passarmos, terceira fases, pegaremos times melhores que Japão e Ilhas Salomão. A Itália e a Espanha estão pelo caminho. Aí, sim, mostrarão nestes confrontos se são mesmo, ou não, os melhores do mundo de novo.
Na Fórmula 1 Raikkonen abriu o jogo: correrá por Massa. E como o Massa precisa. Precisa vencer todas as três corridas e Raikkonen ficar em segundo em todas, isto se Hamilton estiver sempre no pódio. Caso contrário, os erros infantis da Ferrari realmente terão tirado o título de Massa. Ah!, ainda tem o Rubinho não incentivando Bruno Senna a correr pela Honda no próximo ano. Tudo bem que a Honda não tem carro mesmo e Senna poderia se queimar ainda mais que o Nelsinho Piquet. Mas, será que Rubinho não está querendo é segurar o seu lugar na equipe. Entretanto, como Senna está negociando também com a Toro Roso, penso que esta equipe se mostra hoje melhor que a Honda. Mas, Honda é Honda!

Bem, um bom resto de quinta a todos, e bons jogos a noite!

Inté mais!


Cleber B. Gouveia.

Nenhum comentário: