quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

2014 no Pantanal e Amazonas... Coisa de Políticos...


Olá!


Depois de muitos dias sem motivação nenhuma para escrever, eis-me aqui "tra-vez". E quero falar a respeito da Copa de 2014. É que estou indignado! Sim! Afinal, segundo os sites do país Battler disse hoje que duas das 12 sedes da competição seriam distribuídas para a Amazônia e para o Pantanal. Nada contra os estados na Amazônia e no Pantanal, mas, há futebol por lá?

Tudo bem que você morandor de Belém do Pará e Cuiabá (já fora de tal disputa) e você de Manaus e Campo Grande (serão as sedes) poderão não concordar, xingar e fazer qualquer outra coisa contra mim, mas, nada mudará minha opinião de que a Copa do Mundo no Brasil não poderá seguir estes critérios.

Se o caso for o turismo, o Nordeste está cheio de estados turísticos, cheios de encanto, e lá o futebol é muito mais desenvolvido que em Manaus, que aliás, já tem um lindo estádio por perto. Campo Grande não tem time de futebol. O campeão Sul-Matogrossense a muitos anos vem do interior: Cassilândia, Chapadão do Sul, e o Cene, time do Reverendo Moon. Além de Sucurís e Jacarés não jogarem futebol, os estádio estão condenados a se acabarem, pois não haverá interesse de ninguem em administrar algo que não dá lucro. Afinal, há algum time do Amazonas e do Mato Grosso do Sul sequer na terceira divisão?

Enquanto isto estados como Pernambuco, com dois na primeira divisão, Bahia, com o Vitória, Fortaleza, com dois times na segundona, e com um amor enorme pelo futebol, ficam se esbofetiando para conseguir alguma coisa. Sem falar no Estado de Goiás, onde há um time entre os de grande estrutura no Brasil, o Goiás, e mais dois na segunda divisão, e muita paixão e envolvimento com o Esporte.

Onde estão com a cabeça tais dirigentes, FIFA, e autoridades Brasileiras? Devem estar enfiadas dentro da boca de um Jacaré, pios, é certo de que os estádios não irão salvar a Amazônia nem o Pantanal Brasileiro da devastação humana, mas, pelo contrário, farão afluir para tais regiões milhares prontos a continuar a destruição de tais lugares.

Você pode dizer: mas, estes estados não merecem investimentos? Sim, claro! Investimentos em infra-estrutura, saúde, educação, postos de trabalho, sem, contudo, receberem rios (já que lá tem muitos) de dinheiro para fazer estádios que irão, ou se abacar por falta de uso, ou drenar muito dinheiro público para os manter após a Copa.


Tenho dito, e torcido por um futuro melhor para o futebol brasileiro.


Cleber B. Gouveia,
Taguatinga, D. F.

Nenhum comentário: