segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Fluminense, Santos, Jataiense, Ronaldo, e coisas afins...

Bom dia! Depois de um fim de semana abençoado, vamos falar sobre os campeonatos que acompanhei:

CARIOCA: FLU DO MESMO JEITO QUE TERMINOU

Fluminense continua a ser pó de arroz. Ou seja, deixa branco de pavor seus torcedores. Faltando duas rodadas para o fim do primeiro turno - Taça Guanabara - o time empata com o Vasco em 0 x 0 e agora terá que vencer o seu concorrente direto, o Americano, fora de casa, vencer e torcer por um empate do mesmo na última rodada, se não quiser ser o único grande fora das semi-finais já na próxima rodada. Vasco com 10 no Grupo A, e Flamengo com 15 no B  já carimbaram seus passaportes, e o Botafogo só precisa de um empate no jogo contra o Friburguense.

*************************************************

GOIANÃO:  TÃO DISTANTES E TÃO PERTOS

Campeonato a parte, o goiano tem sido uma tragédia para dois clubes: Vila Nova e Jataiense. Os dois não estão bem. O Vila perdeu a segunda colocação do grupo A (Crac e Mineiros são os dois primeiros) caindo para a quinta colocação, e a Jataiense só empatou duas, sendo a última colocada geral da competição. É claro que o Vila tem mais a perder. Afinal a Jataiense quase ficou fora por falta de diretoria, montou um time às pressas contando com a sorte. O Vila, porém, é o segundo clube goiano em importância (o Atlético poderá roubar-lhe o lugar de atenção se for bem no goianão e série B do brasileiro deste ano), e tem uma estrutura muito melhor. Contudo, ao desmanchar o time do último ano, perdeu a base, e parece-me também as estribeiras. Jataiense e Vila estão em Crise, e ambas equipes levaram os maiores "bailes" neste fim de semana de seus maiores rivais: Mineiros e Goiás ( 4x2 e 6x1 respectivamente).

*************************************************

PAULISTA: PALMEIRAS DE KEIRRISON ARREBENTA O SANTOS

No Paulista o São Paulo venceu mais uma no arrocho. De volta à elite do futebol paulista, o Botafogo de Ribeirão Preto vendeu caro a vitória para o hexacampeão brasileiro. Talvez seja o entrosamento ainda desentrosado, o fato determinante de tanto sofrimento para os tricolores os quais, no entanto, estão entre os quatro primeiros - o time é o terceiro na tabela com 13 pontos. Acima dele está o Corínthians. Este sim começou embalado, vencendo bem, e agora tem tido dificuldades para se impor em seus jogos. No último, contra a Portuguesa, a equipe suou muito para conseguir o empate, mesmo com um jogador a mais. O timão é o segundo com 14 pontos. 

Já o Santos, ah, o Santos, como o Flu no Rio, é o único time grande de São Paulo - na verdade de Santos mesmo - fora do G4. Após seis bolas na trave o time de Pelé foi goleado pelo Palmeiras, lider com 15 pontos, e agora está a dois pontos do Baruerí, quarto com 12. E ainda tem à sua frente o São Caetano, com melhor saldo de gols que os santistas. E por falar no Palmeiras, como o alvi verde do Palestra Itália consegue se acertar. Tudo bem que há um Wanderley Luxemburgo, mas, as contratações foram acertadíssimas. Keirrison, então, nem se fala. Fez mais dois ontem - 4 no total - e já está na briga pela artilharia mesmo sem jogar todos os jogos. Pedrão, do Barueri, com 6, que se cuide.

*************************************************

SELEÇÃO BRASILEIRA

E o Dunga, hein?! Coitado! Luis Fabiano machucado, Amauri não liberado, e agora Kaká, cortado. Até o jogo contra a Itália ainda há tempo para mais "deserções". Só nos falta Robinho dá um "migué", Ronaldinho Gaúcho colocar a mão na cocha, e Pato, bem, o Pato não fará isto - ainda não. Mas, o certo é que para o jogo contra a Azurra os "canarinhos" estarão sem seus dois principais jogadores nos últimos jogos: Kaká e Luís Fabiano. Resta-nos torcer por um Ronaldinho e Robinho inspirados, e um Alexandre Pato desenvolvendo na Seleção o mesmo futebol dos últimos jogos no Milan. Ainda assim, temo por este amistoso.

Ps.: Ronado, o já não Fenôneno, disse ontem em entrevista ao Programa Terceiro Tempo, da Rede Bandeirantes, que deseja voltar à Seleção Brasileira, o que não duvido acontecer. Afinal, com tantos jogadores se machucando, melhor um "gordo" andando, não acham?

*************************************************

Bem, por hoje é só. Sendo assim, "inté manhã"!

Cleber Gouveia.


Nenhum comentário: