sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Formula 1, Olímpiadas 2016 e o Santos da vida!

FORMULA 1 E SUA GRANDE PERGUNTA: GASTAR OU NÃO GASTAR, EIS A QUESTÃO!

E os treinos da pré-temporada continuam na Formula 1. A cada dia lemos a respeito de testes no Bahrein, na Espanha, e os mais rápidos em cada pista mudam assim como as condições na pista cheia de areia do oriente médio. Uma das poucas coisas que não mudam é a Ferrari se destacando com Massa e Raikkonen, e o Nelsinho Piquet ficando em último nos testes - se continuar assim cai logo, logo.

Uma outra coisa imutável é Mosley e suas interferências constantes na categoria. Está certo de que diante da grave crise financeira nem mesmo a Formula 1 pode se dar ao luxo de gastar sem conseqüências. Tenho comigo que mesmo sem crise não se pode gastar tanta grana numa diversão. E Mosley, fortalecido pela crise financeira, insiste no tal do Kers (sistema de recuperação de energia cinética cujo objetivo será transmitir mais potência ao motor reduzindo custos com combustível), apesar de muitas escuderias ainda terem dificuldades para desenvolvê-lo.

O certo mesmo, é que os carros ficaram mais feios, mais lentos, e mais difíceis de dominar, fazendo com que o piloto aprimore suas habilidades, e, queira Deus, as corridas fiquem mais emocionantes.

*******************************************************************

CAMPEONATO PAULISTA E CARIOCA - SANTOS CAINDO, FLUMINESNE SUBINDO

E o Santos hein?! Não conseguiu vencer o Marília que até ontem não havia vencido nenhuma no Paulistão. Vi um pouco do segundo tempo de jogo e confesso ter sentido pena de meu pai e cunhados, todos santistas, e sofredores. E é de dar medo, afinal o Santos não conseguiu jogar absolutamente nada. Kleber Pereira não conseguia sequer dominar a bola, e o time me pareceu muito fraco. O Certo é que Márcio Fernandes deixou o cargo de técnico e Renato Gaúcho pode ser o “bola” da vez (só não pode dar continuidade no que fez no Flu e no Vasco no ano passado).

Já o Fluminense venceu com dificuldades seu jogo de ontem pelo Carioca e reascende as esperanças pelas semifinais. O grande destaque foi o goleiro Fernando Henrique, autor de um pênalti a favor do Americano, e logo após, sofreu outro a favor do Fluminense ao participar de uma jogada de ataque de seu time. Além da vitória, o "pó de arroz" foi ajudado pela decisão do TJD/RJ em punir o Vasco com a perda de 6 pontos devido a escalação irregular do meia Jéferson na partida contra o Americano, na primeira rodada. Agora, aos da Cruz de Malta, só resta chorar o leite derramado e se preparar para o segundo Turno. E, diante de todos os acontecimentos, já antevejo uma final Flamengo e Botafogo na Taça Guanabara.

*******************************************************************

OLIMPÍADA 2016 NO RIO DE JANEIRO - TUDO DEPENDE DE QUEM VÊ


O Comitê de Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 apresentou, nesta sexta-feira, o projeto enviado no dossiê entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca, escolherá a sede dos Jogos de 2016. Segundo partes reveladas de tal dossiê, o Comitê apresentou como principais argumentos para a escolha da cidade como sede seu projeto de conservação do meio ambiente através de ações visando a conservação das águas, a produção de energia renovável, a emissão neutra de carbono, o gerenciamento de lixo e responsabilidade social. Destacam ainda a beleza da cidade, a fácil locomoção até os locais de provas, a segurança total dos atletas, saúde, as instalações do Pan, e a beleza da cidade.

Até aí, tudo ok! Realmente o Rio tem uma beleza indescritível com seus morros e baías. Além do mais, há cidades maravilhosas bem próximo, como Angra e Cabo Frio; as instalações do Pan realmente devem diminuir os gastos (teoricamente, já que falamos de Brasil); realmente no Pan tudo foi bem seguro; saúde para os atletas é algo sem discussão; a realização da Copa do Mundo dois anos antes dará para a cidade (teoricamente) uma infra-estrutura segundo o requerido; mas, por que será que tenho eu e muitos especialistas a impressão de que a população, principalmente a pobre, não será beneficiada em nada? Não sei! Talvez seja só algum tipo de trauma. Até lá, vamos esperar e ver a escolha do Comitê Olímpico Internacional. Quem sabe algo de bom acontece! Enquanto isto vale à pena acompanhar o programa da ESPN sobre um possível jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

*******************************************************************
Bem, fico por aqui. Amanhã tem mais. Inté!

Cleber Gouveia






Nenhum comentário: