quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Na dinâmica do ser humano e dos resto das coisas...

Bom dia!

Hoje proponho a mim mesmo falar do esporte, mais especificamente do futebol e seleção brasileira, a partir da dinâmica do ser humano. Sim, pois, nem sempre o que se espera é o que se vê quando está em cena este ser criado por Deus! E ontem, no jogo da seleção assim o foi. 

Sinceramente, como parte dos pessimistas que sou, esperava um jogo pegado por parte da Itália, e vejam só, o time veio aberto, jogando pelos lados e sem um esquema baseado nos contra-ataques. Claro, a equipe não jogou seu "verdadeiro" futebol, o da retranca/contra-ataque (se fechou mais somente a partir do segundo gol brasileiro), e pouco incomodou no primeiro tempo. Já no segundo, na dinâmica do ser humano, o time voltou a jogar de uma forma mais italiana e passou a incomodar mais a Júlio Cesar. Contudo, a dinâmica do jogo não favoreceu aos italianos, e o Brasil venceu por 2 x 0.

Ainda falando a partir da dinâmica do ser humano, como é bom ver Robinho motivado, Ronaldinho mais atento, Elano jogando o que sabe, e Felipe Melo, estreiante, jogando um bolão no meio de campo da seleção. Maicon não foi o de sempre pelas laterais, talvez por Elano ficar muito por ali, mas o time jogou sem toques para trás em demasia, com objetividade, surpreendentemente com muita vontade, com muito desejo para vencer. Já tinha visto isto contra Portugal, mas pensei mais na possibilidade de um adversário desmotivado do que num modo diferente de jogar da equipe brasileira. Dunga, porém, parece ter entendido ser somente pela ofensividade bem armada que uma equipe pode ser vitoriosa; ele e seus principais jogadores. 

E quando falo em objetividade não excluo a criatividade e a estética, as quais somente os brasileiros podem fazer jogar juntas. O bom toque de bola, com toques refinados, e os gols brasileiros expressam bem minha colocação. Robinho, Ronaldinho e Elano foram criativos, muleques, e objetivos no primeiro gol quando, num lindo lance de passes de primeira, Elano concluiu em gol numa finalização perfeita. E por falar em lance perfeito, Robinho (se lembram que lhes disse ser ele o melhor marcador de gols após Luis Fabiano?) foi "o cara" no segundo gol. Leve e esperto confundiu a Pirlo e roubou-lhe a boa de forma espetacular, deixando-me sem palavras para explicar o que fez dentro da área com os zagueiros italianos, até sua perfeita finalização. Que lance! Que gol! 

Posso concluir meu raciocínio dizendo que na dinâmica do ser humano nossos jogadores fizeram um primeiro tempo maravilhoso, surpreendente! Mas, nesta mesma dinâmica, jogaram um segundo tempo comum. Placar feito, Itália tentando se encontrar, jogaram sem muito esforço e garantiram a vitória. Vitória, aliás, que traz ao técnico Dunga um alívio imediato para a sombra chamada Felipão. Pena mesmo só a não entrada de Júlio Batista. Este merecia uma verdadeira chance no time pelo pelo que já fez por Dunga nesta Seleção e pelo que vem jogando a muito tempo em seu clube, o Roma (para mim ele faria mais em campo do que Adriano não fez enquanto esteve lá). Parabéns à seleção pelos seus últimos dois jogos; que siga assim até depois da copa de 2010, e Dunga não se preocupará com seu cargo.

 ************************************************

FELIPÃO E OS MILHÕES DO CHEALSE 

E Felipão, hein? Este não deve estar muito preocupado com trabalho por agora. Com a multa de 15 milhões de euros poderá ficar em Londres o quanto quiser, e escolher com tranqüilidade onde trabalhar nos próximos sete meses. Afinal, ganhar 50 milhões de reais sem necessidade de trabalhar mais por eles é melhor do que arriscar na Mega-Sena. São os custos de uma decisão tomada na busca por resultados que não vêm por mágica. O dono do Chealse deverá aprender isto, ou continuará a gastar milhões sem nenhum resultado espetacular. Ainda sobre o Chealse, Guss Hiddik poderá ser este ano o salvador da pátria, só não sei se Russa ou Inglesa.

 ************************************************

TÊNIS - ABERTO DO BRASIL

Realmente não aproveitamos o momento "Guga" para reproduzirmos "guginha" por este país. Num aberto de tênis onde o favorito e atual campeão está fora dos dez melhores do mundo, Nicolas Almagro é o décimo oitavo, conseguirmos somente uma vitória com Thomaz Bellucci nos faz pensar no que fizemos de errado. O único capaz de ir um pouco além, Bellucci, ainda assim não é páreo para os espanhóis e argentinos presentes no torneio brasileiro. Ele poderá até surpreender, mas ai seria isto mesmo, uma surpresa, e um não uma promessa se cumprindo como resultado de um bom trabalho de base. A esperança seria a contratação do último capitão da Espanha na Copa Davis (a equipe foi campeã em cima da Argentina em Buenos Aíres). Emilio Sánchez Vicario ocupará o cargo de coordenador nacional da Confederação Brasileira de Tênis, a CBT, e tem como principal objetivo o desenvolvimento do tênis nacional. A má notícia, porém, é que, segundo palavras do próprio Vicario, o mesmo continuará morando na Espanha, onde tem uma escolinha de tênis, e virá ao Brasil apenas uma vez por semana. Aí lhe pergunto: será que dá para ajudar no desenvolvimento do tênis com uma rápida visita de um dia? Desta surge uma outra pergunta: já que vigário deriva da palavra latim vicário, será que iremos cair mais uma vez no "conto do vigário"? Espero sinceramente que não.

 ************************************************

CAMPEONATOS ESTADUAIS - RODADA DE MEIO DE SEMANA

Hoje teremos rodada nos principais campeonatos estaduais pelo país. No Rio é uma rodada de preparação para o encontro entre Botafogo e Flamengo. Se o Botafogo vencer ou empatar com a Friburguense hoje domingo teremos um amistoso, já que ambas equipes estarão classificadas. Se perder, ai a equipe alvinegra terá uma verdadeira batalha pela frente, pois precisará da vitória, ou empate, para ser semi-finalista da Taça Guanabara. O Fluminense nem pode pensar em empate no confronto de hoje com o Americano. Caso isto ocorra, ou o Americano vença, o tricolor carioca ficará de fora das semi-finais - o que seria um início de ano trágico para o pó de arroz. 

No Paulista os grandes times teoricamente encontrarão jogos fáceis como Santos x Marília, penúltimo na tabela com apenas dois pontos, e como Corínthians e Mogi - Mirim, este o terceiro de baixo pra cima, com apenas 4 pontos. Já o São Paulo terá jogo duro contra a Ponte Preta, décima primeira colocada com 8 pontos, e o Palmeiras enfrentará um time bem arrumado, o Mirassol, nono colocado com 9 pontos. Corínthians e São Paulo jogarão em casa. Palmeiras e Santos fora. Na minha opinião, Corínthians, São Paulo e Santos vencerão seus jogos. O Palmeiras terá um pouco mais de dificuldade, e um empate em Mirassol é o mais previsível.

 ************************************************

Bom, já demorei por demais em minhas palavras. Assim, termino por aqui desejando a todos uma ótima quarta, e inté amanhã!

 Cleber Gouveia.

 

Nenhum comentário: