quinta-feira, 5 de março de 2009

Copa do Brasil, Ronaldo e Libertadores

Bom dia!

COPA DO BRASIL - POSSIBILIDADES OUTRAS


A Copa do Brasil é um torneio muito interessante, e coloco a seguir minhas razões. A primeira delas é o fato de um time de terceira, quarta ou mesmo nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro ganhar o torneio. "Ah - você pode dizer - isto é quase impossível!". E está certo. É quase, mas não impossível. Dois jogos nos mostraram isto neste torneio: Corínthians x Itumbiara, e principalmente Inter x União de Rondonópolis.  

Quem viu o jogo do Corínthians sabe do que estou falando. No primeiro tempo, fora o pênalti equivocado, o Itumbiara teve mais chances reais de sair vencendo do que o Timão, e isto não somente eu vi, como os comentaristas da ESPN e da SPORTV. O final do segundo tempo, então, o Corínthians jogou como se estivesse numa final de campeonato contra o São Paulo, e tomou arrocho, sem falar que o arbitro, se marcou com convicção o pênalti em Jorge Henrique, deveria ter marcado no segundo tempo um no Denílson e outro em Landu - este Landu, aliás, merece uma chance em uma grande equipe, pois é rápido, objetivo, e dá uma caseira. 

O outro jogo, Inter x União de Rondonópolis, não visto pela maioria de nós, mostra tal possibilidade na afirmação do presidente do Inter, Vitorio Piffero, segundo o qual foi mais difícil vencer o União que o Grêmio  - e acho não ser tal frase apenas provocação, pois o Inter lutou muito para fazer os dois gols necessários, sendo o primeiro marcado somente aos 22 minutos do segundo tempo numa desatenção da zaga do time mato-grossense. 

Assim sendo, a Copa do Brasil é o campeonato mais emocionante do país. Nela podemos torcer pelos que não têm torcida, ou se a tem, é pouca; podemos nos alegrar com o embate de certo modo igual entre pequenos e grandes; e por muitas vezes vermos o orgulho ser abatido pela humildade, como foi no caso do Vasco de Romário contra o Baraúnas de Mossoró, RN. É claro que, nesta edição, os pequenos apenas passaram medo até agora, mas, ainda há outros embates como estes por vir, e aí, seja o que Deus quiser. 

RONALDO - ESTREIA MEIA BOCA - OU SERIA MEIA BARRIGA?


As atenções do mundo todo se voltaram para o jogo do Corinthians e Itumbiara, e isto por causa de Ronaldo. Afinal, a pouco mais de um ano o mesmo era uma das principais estrelas do já não tão poderoso Milan, quando se lesionou. Agora, ou melhor, ontem, voltava aos gramados cheio de expectativas, sejam as dele mesmo, sejam as dos torcedores brasileiros - principalmente corintianos. 

E Ronaldo voltou a jogar ainda meio barrigudinho (estamos iguais, eu e ele, de barriga), sem muito vigor físico, mas ainda assim bem melhor do que estava meses atrás. Por isto lento, mas sem deixar de ser habilidoso, como vimos nas duas jogadas por ele feitas. O certo, porém, é que Ronaldo voltou mais para pegar ritmo, confiança, se readequar ao futebol brasileiro, e seus campos de futebol, e, o melhor, ele voltou. 

O certo é que, Fofuxo ou não, Ronaldo empolga a torcida por si mesmo, pelo que já fez, e espero que com o tempo, treinos e jogos, volte a empolgar pelo que possa fazer novamente. Sinceramente, nunca o achei acima de jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Zidane, Romário, Cristiano Ronaldo, Batistuta, entre outros grandes craques de nosso tempo. Por isto, nunca o vi como fenômeno. Mas, sempre torci por ele como brasileiro que sou, por sua pessoa (ultimamente tem pisado muito na bola), e pelo fato de ter sofrido tantas contusões, e nunca ter desistido. Só por estas, e por sua luta, ele merece nosso apoio, e críticas, quando necessárias.

 LIBERTADORES - CRUZEIRO E ESPORTE VENCEM E LIDERAM


Ontem tivemos mais uma rodada da libertadores com boas notícias para o futebol brasileiro. Cruzeiro, fora, e Sport, em Recife, venceram seus jogos e lideram seus grupos. O Resultado do Sport foi bom para o Palmeiras, pois, uma vitória em Recife, na próxima rodada, e um empate entre LDU e Colo Colo, recolocam o time paulista na luta por uma das vagas para a próxima fase. Para isto, porém, o time do Palestra Itália terá que jogar tudo o que não vem jogando até agora na competição. 

Já o Cruzeiro venceu mais um jogo e, com duas vitórias e um empate, lidera com 4 pontos de vantagem sobre o segundo colocado de seu grupo. O grande desafio agora é fazer com que Kléber, um dos principais goleadores do time juntamente com Ramires, pare de ser expulso. A jogada de ontem, inclusive, pode render ao atacante cruzeirense um gancho de várias partidas fora da competição, o que seria um grande prejuízo para a equipe mineira, e para Kléber, um bom jogador que, como Luis Fabiano, precisa passar por umas sessões de terapia, ou ser bem amado.  

E por falar no ex-são paulino, o São Paulo joga hoje pelo torneio e pode tanto viver a alegria como o pranto, pois, se vencer  na noite desta quinta-feira, às 23h30 (de Brasília), o América de Cali, na Colômbia, pula para a liderança do grupo juntamente com o Defensor do Uruguai. Se perder, ficará na última posição, e em situação delicada no grupo. Tomara que a derrota para o Santos tenha acesso a luz de alerta dentro do Morumbi.

Bom, por hoje é só! Inté mais!

Cleber Gouveia.

 

Nenhum comentário: