terça-feira, 6 de julho de 2010

Resposta a Telmo Zanini, da SPORTV

Depois de muito tempo resolvo voltar falar de futebol. Muito tenho lido a respeito da Copa, a respeito da Seleção de Dunga. Concordo com certos aspectos, um deles, por exemplo, foi a falta de alguém mais criativo na convocação dos jogadores de meio campo. Kleberson não precisava estar lá, e ocupou o lugar deste jogador.

Mas, discordo que teríamos que levar Ganso e Neymar, e, principalmente, Ronaldinho Gaúcho. Ganso, sim, no lugar de Kleberson. Neymar, não! Tínhamos jogadores com mais experiência e mesma capacidade de decisão. Eles, porém, não conseguiram jogar quando necessário, o que naturalmente recairia sobre Neymar. Agora, Ronaldinho Gaúcho, por favor, né? Sejamos coerentes! O Gaúcho não jogou na seleção de Dunga. Foi frustrante sua participação nas Olimpíadas, e, no Milan, quem realmente assistiu todos o jogos, sabe que nos mais importantes para a classificação do time Italiano ele se escondeu, como sempre!

Mas, também hoje, quero colocar aqui meu comentário ao texto de hoje, dia 6 de julho, de Telmo Zanini, comentarista da SPORTV. Neste, e você pode lê-lo na página da Globo.com, Telmo diz que a derrota da Argentina foi "melhor"do que a do Brasil. Bem, não concordo, e posto abaixo o que escrevi:

Telmo, discordo de você, como aliás, discordo da grande maioria dos comentaristas da Globo, por motivos óbvios: vocês querem execrar da vida esportiva o Dunga, pois ele peitou a globo, e ganhou!

Sobre seu texto, a discordância vem sobre a derrota. Como podemos classificar de pior a nossa? Não segundo seus argumentos, afinal, não ser bem recepcionado pelo torcedor após uma eliminação na copa do mundo é cultural aqui no Brasil. Assim o foi em 98, assim o foi em 2006. E, claro, a imprensa ajuda muito! Muito mesmo! Ainda sobre o jogo, a nossa eliminação foi pior porque somos brasileiros. Perder numa quartas, ainda mais depois do primeiro tempo que fizemos (a Holanda não conseguiu jogar), é muito ruim! Agora, mesmo com um a menos, pressionamos, ainda que de forma desajustada, mas tentamos. A Argentina, a partir do segundo gol, ruiu! Foi presa fácil! A Alemanha mereceu ganhar. A Holanda ganhou em duas falhas do melhor sistema defensivo do mundo! De resto, recuou, e jogou mais porque nós não conseguimos, no segundo tempo, jogar nem o mínimo do que havíamos jogado nos quatro anos de Dunga. Se tivéssemos apenas tocado a bola, como vocês não gostam, teríamos ganho. A Argentina, não! A Argentina foi um time que, mesmo tendo Milito no banco, não tinha treinador! Não tinha coragem! Você fala em buscar o gol. Mas isto foi só até tomar o segundo, depois, basta ver o jogo, basta ver o jogo, ficaram olhando o desastre em suas vidas! Cadê Messi? E aí vem a pergunta: Ganso (melhor que Messi?) teria resolvido?

Então, finalmente, o que penso é: você deve ser argentino! Pois, durante toda a Copa exaltou o time dos hermanos, e, contraditoriamente, o "técnico" Maradona, e, mesmo após o time ter sido derrotado como foi, ainda o coloca numa melhor que o Brasil. Nem mesmo os jornais argentinos foram tão bons para com a equipe argentina. Basta ver a capa do Olé desta segunda!
Desta forma, por favor: Se você não gosta do Dunga, não faça este mal ao Brasil, pois, ao contrário das eleições, nós não podemos tirar você da cadeira que ocupa na SPORTV!

Abraços

Cleber

Nenhum comentário: