sexta-feira, 9 de julho de 2010

Será que Amamos tanto assim a Seleção em 82 e 86 ?

Novamente venho aqui comentar matéria postada pelos blogs dos comentaristas mais famosos do Brasil. Hoje comento o texto de Airton Gontow que, segundo Juca Kfuri em seu blog no UOL, é jornalista e cronista. Em seu texto, intitulado "Fora do campo, Lúcio pisa na bola, em 9/7/2010, Airton diz que o Brasil amou as seleções de 82 e 86. Eu, contudo, pergunto: este Amor é por demais devotado nos dias de hoje, certo? Pois, como testemunha ocular destes dias difíceis, principalmente 86, não me lembro de recepção calorosa após a eliminação.

Vi sim o choro, a raiva de como perdemos aqueles dois jogos, um contra a Itália e outro contra a França. Da mesma forma que vi quando perdemos para a Holanda. E, claro, aqueles dois times não fugiram à regra: foram criticados, como todos que perderam!

Airton diz ainda que a seleção de 2010, de Dunga, abriu mão do jeito brasileiro de jogar. Mas, peraí, não era esta seleção a do toque de bola? Felipe Melo, por exemplo, ainda que doido da cabeça, foi, até as quartas, enquanto jogava, o melhor passe da Copa, estando acima da média de craques da bola como Messi, Veron, Sneijder, Özil, dentre outros, sendo ele apenas o segundo volante. Se, por acaso não fosse doido da cabeça, e a seleção tivesse chegado lá, poderia ser comparado aos grandes volantes da história do Brasil. Além do mais, nosso ataque foi bem contra os grandes do mundo do futebol, e ninguém pode negar. Goleamos a Argentina três vezes por 3 gols. Vencemos Portugual por 6x; a Inglaterra por 1x0; a Itália por 3x1, e ganhamos tudo até então!

Por isto, Lúcio tem razão. O verdadeiro brasileiro, este ano, se alegrou com o simples fato de termos alí jogadores que queriam estar lá! Se alegrou com os bons resultados, que foram muitos, e, claro, se chateou quando o time jogou de forma mediocre. Mas, se pensarmos bem, sem paixões no meio, até os times de 82 e 86 tiveram seus dias ruins! Neste ano nosso pior dia foi o segundo tempo das quartas de final, e a derrota veio por ser impossível dois ganharem numa fase de mata-mata, e, a Holanda, errou menos, no segundo tempo!

Se estiver errado, na sua opinião, falo como Neto: esta é minha "humirrrde" opinião!

Abraços!

Cleber


Nenhum comentário: