sábado, 31 de janeiro de 2009

A Copa é de Sampa e do Rio, o resto...


Olá!


As visitas dos agentes da FIFA começaram sua maratona de visitas às cidades candidatas a sede do mundial de 2014. 

A largada, como programado, foi em São Paulo, cidade que disputa com Brasília a abertura do torneio. Apesar de todo o cuidado de Gilberto Kassab para não ser irresponsável em afirma Sampa como vencedora de tal disputa, a capital paulista deverá fazer a abertura, e o Rio o fechamento da Copa. 

É claro que as duas cidades são as principais do Brasil, tanto economicamente como simbolicamente falando. Apesar de Brasília ter a maior renda per capita do país, São Paulo tem  poderes político e econômico maiores. O Rio apesar dos multiplos problemas na segurança e no tráfico de drogas, é a Cidade Maravilhosa, e tem o Maracanã. Além disto, São Paulo e Rio tem os times mais importantes do Brasil, vindo Belo Horizonte e Porto Alegre. 

Por isto, sigo meu raciocínio quando critiquei duas sedes em lugares como Campo Grande (ou Cuiabá) e Manaus (ou Pará). Sampa e Rio têm, acima de tudo, a maior força do futebol nacional, e por isto merecem abrir e fechar a Copa de 2014. 

Ah, e tomara que não fiquem acomodados por tal verdade e se esqueçam dos investimentos necessários em infra-estrutura, segurança  e saúde públicas, o que irá melhorar tanto a qualidade de vida dos seus cidadãos, bem como dar ao visitante condições de "curtirem" os jogos ali realizados.

*******************

Quero finalizar falando rapidamente sobre os campeonatos estaduais.

No Rio de Janeiro, um caos nas arbitragens. Não sei se os mesmos são muito ruins, ou se a novidade "técnico de arbitragem" tem colocado pressão demais sobre os trios. O certo é que erros, uns incríveis, outros bobos, estão estragando os jogos, pondo em suspeita benefício aos times grandes - e que o diga o Flamengo.

Em Sampa este ano vemos um campeonato domingado pelos grandes. Apesar de um início onde Guaraní e São Caetano assustaram, já perto do início da quarta rodada Palmeiras, São Paulo, Corínthians e Santos já dominam a faixa de classificação, e, pelos investimentos feitos, bem como pelo jogos até agora, devem se classificar com tranquilidade - e tudo volta à normalidade no maior campeonato estadual do Brasil.

Um ótimo fim de semana para todos, e inté segunda ou terça, pois domingo viajo e fico sem net.

Cleber Gouveia.

Nenhum comentário: