quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Campeonatos Estaduais e Copa 2014: seguem as dúvidas!

A visita da Comissão da FIFA para conhecer e analisar as cidades candidatas a partir de "critérios técnicos" tem me feito acompanhar as notícias de cada visita, e ver as contradições nos discursos. Em Goiânia, Ricardo Teixeira afirmou não ter participação popular influência na escolha, e sim os critérios técnicos avaliados. Já em Campo Grande, logo após sair de Goiânia, onde 40 mil pessoas sairam às ruas para recepcionar a Comitiva, Teixeira disse: "Isso certamente será levando em consideração"(?!!!).

Outra questão duvidosa é a afirmação constante de que nenhumam cidade sede fora escolhida, e de que por isto a visita dos comissários da FIFA não é uma encenação. De que ele, Ricardo Teixeira, não tem participação nas decisões. Ora, mas se assim o fora, por que declarações como a feita em Campo Grande e como esta em Curitiba: "Curitiba tem toda uma estrutura futebolística que justifica uma grande participação na Copa do Mundo. Nada contra Curitiba, pois realmente se há uma cidade preparada para receber uma Copa do Mundo com a qualidade exigida pela FIFA, a capital Paranaense é uma delas. 

Só gostaria de que houvesse transparência sobre qual será o peso para a escolha: poder político? Poder econômico? A força do Futebol? E, se tão somente a decisão se baseará em critérios técnicos, que eles sejam descobertos. Quais seriam estes? Trânsito fluente? Segurança? Infra-estrutura? Poder econômico? Qualidade de Vida? Utilidade das arenas após a Copa? Quais? Se estas questões nos fossem claras, poderíamos evitar a gastança de dinheiro público dos Estados e sua capitais com os projetos de estádios, vídeos, banners entre outros, e milhões seriam voltados para o bem estar da população, e não para fazer papel de palhaço para uma dezena de gringos e brasucas engravatados. E, claro, faria bem ao meu coração, pois, cada vez que leio notícias sobre as visitas fico cada vez mais confuso, e como disse Roger Federer após perder para Nadal, "cara, isto está me matando".


*************************************************

ESTADUAIS

Os campeonatos estaduais continuam sendo um aquecimento para as principais competições do ano. A começar em mim, parece-me que não há tanta empolgação com os jogos. Pois, na grande maioria dos estados os grandes times ainda estão na pré-temporada. Estão se ajustando os jogadores que chegaram, estão voltando à normalidade os que voltam das férias, e, apesar de uma vitória ali e outra aqui dos pequenos, poucas serão as excessões onde um grande ficará com o título.

Falando um pouco dos principais campeonatos, no Gaúcho o Grêmio começou como no ano passado:irregular. O Inter é lider. 

No Goiano apenas o Atletico começou melhor - talvez empolgado pelo acesso a Segunda divisão do Brasileiro esteja mais motivado. O Vila Nova há muito tempo não faz medo em ninguém, e o Goiás apenas acompanha a todos para no final mostrar a que veio. 

No Mineiro como tem sido nos últimos anos, o Cruzeiro entre os lideres, e o Atlético apanhando dos pequenos. A surpresa até agora é o América. 

No Paulista entre um escorregão e outro de São Paulo e Santos os grande continuam sua pré-temporada, e devem estar na final pelo menos dois deles. 

No Catarinense até agora só o Cricíuma tem jogado. Avaí e Figueirense estão se aquecendo. O Figueirense talvez esteja de ressaca pela queda para a segunda divisão do Brasileiro. 

O mesmo ocorre no Paranaense, onde o Atlético lidera e Curitiba, sem Kerrison, e o Paraná sem grana, estão lá atrás.

Por fim o Carioca, onde o Vasco vai se encaixando, o Fluminense tentando se encontrar, e Botafogo e Flamengo tranquilos. A final deverá poderá ser novamente entre Fla e Bota, o que estragaria o campeonato, pois rotina não faz bem a nenhum relacionamento. 

O certo mesmo é que ficaremos atentos a partir da fase de grupos da Libertadores, da segunda fase da Copa do Brasil, e no Brasileirão 2009.

Bom, hoje falei somente de futebol. Espero ter outros assuntos para amanhã. Então, inté mais!

Cleber Gouveia.



Nenhum comentário: