terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Futebol entre perdas, ganhos, e verdadeiras vitórias



Primeiramente, boa noite! Em segundo lugar, desculpem-me pela ausência no blog. É que por motivo de viagem fiquei sem acesso na rede, e não pude escrever. Contudo, tenho muitos assuntos para por em dia.


CAMPEONATOS ESTADUAIS E BRASILEIRÃO: CLÁSSICOS DA MORTE PELO BRASIL!

 

Infelizmente abro minha conversa com este tópico ruim. Mas não posso ficar calado depois de mais casos de morte no futebol; mortes nas ruas, morte nos corações. E claro que não é do torcedor comum, daquele que gosta do futebol pelo futebol, e sofre vendo um jogo de futebol por causa do futebol (ou falta dele), mas nunca vê numa partida de futebol a possibilidade para extravasar toda raiva e ódio existentes em seu ser (medíocre e idiota é verdade, mas um ser). Aliás, um ser que não deixa outros serem simples torcedores, felizes, tranqüilos dentro de um estádio de futebol. O pior são as autoridades que se utilizam destes momentos para se promoverem, darem idéias tolas como a de proibir a presença da torcida adversária nos clássicos (fazendo-os acabar, pois clássico é torcidas iguais), mas não fazem algo de prático para mudar a realidade, seja por leis ou por melhor planejamento de todo o processo que envolve o espetáculo, incluindo a segurança e respeito à dignidade humana devida a todos simplesmente por assim o serem. Sabendo que minhas palavras se juntam a outras, cobro menos teatro e mais realização.

***********************************************


VIOLÊNCIA SEM FIM NOS ESTÁDIOS II! FIM DOS ESPETÁCULOS: SÉRÁ?

Ainda sobre isto, que idéia maluca do promotor de São Paulo, do qual não me lembro o nome agora, mas que, em entrevista a uma rede de tv nacional disse ter proposta para diminuir ainda mais a presença da torcida adversária nos estádios. Segundo ele, isto diminuirá a violência. Acho tal proposta engraçada, para não dizer idiota, ridícula, uma lorota, "conversa pra boi dormir". Afinal, quem produz a violência nos embates entre torcidas ou de torcidas e policiais? Seria 90% da torcida adversária, ou somente 5% dela? E, se por acaso somente 5% puderem assistir, quem vocês acham que comprarão os ingressos? Os pais de famílias que não têm tempo para ficar em filas o dia todo ou os bandidos das organizadas que não trabalham e esperam os clássicos pois querem transformar o espetáculo em campo de batalha? Então, sabedores das respostas, por favor, né! Este promotor precisa é para de querer aparecer e produzir leis que punam os verdadeiros causadores de tanta desgraça nos estádios de São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e em Mineiros, lá no interior de Goiás. Precisa é ver o que países sérios fizeram e seguir o exemplo, sem tirar nem por nada. Isto talvez seja um passo verdadeiro e não conversa fiada. E tenho dito!

 **********************************************


CAMPEONATO CARIOCA - FLU, BOTA E FLA LUTAM PELO TÍTULO.


E entre erros e acertos, posso ver um Fla x Flu ao invés de Flamengo e Botafogo. Isto porque o Fluminense espantou todas as zebras, e agora pega o Botafogo com um Thiago Neves jogando o que sabe. É claro que o Vasco poderá ter seu recurso aceito no STJD e até vencer o Flamengo. Mas como acredito que sem o Eurico isto não acontecerá, Flamengo será o primeiro finalista, se jogar bem.

 **********************************************


LIBERTADORES - PALMEIRAs PERDE INVENCIBILIDADE! 


E a Libertadores, hein? O Palmeiras sem perder a alguns jogos, num jogo de invictos, perdeu a luta. Sem apresentar os mesmo futebol a equipe perdeu por 3 x 2 e manteve a invencibilidade da LDU de 9 anos sem perder para brasileiros na Libertadores. Tudo bem que a altitude de 2.600 metros acima do mar atrapalha, mas não muda o resultado ruim. Agora é correr atrás do prejuízo. 

 

***********************************************


A FANTÁSTICA VOLTA DE EDUARDO DA SILVA! 


Finalizo hoje falando de algo muito bom! Lembra-se de Eduardo da Silva, brasileiro naturalizado Croata, e que quebrou a perna numa entrada violenta de seu marcador quando jogava pelo Arsenal? Pois então, ele voltou a jogar novamente nesta última segunda depois de um ano fora dos gramados, e marcou duas vezes na vitória do Arsenal sobre o Cardiff City, ajudando seu time a se classificando às oitavas-de-final da Copa da Inglaterra. Eduardo teve que lutar contra tudo e contra todos que desconfiavam de uma volta em alto nível, e merece toda nossa torcida. Parabéns Eduardo, mais um "da Silva" a nos encher de orgulho no esporte, ainda que não jogue mais pelo nosso país.

 ************************************************

Bom, fico por aqui, e inté manhã!

Cleber Gouveia

 

Nenhum comentário: