segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Contrariado com o resultado do Brasil? Nem tanto!

Bom dia!
Como diriam alguns amigos: well, well, well... Como algumas vezes ser contrariado não é tão ruim como pensamos.
Afirmo isto com relação ao fato de a seleção brasileira ter vencido o Chile, e bem. Confesso ter torcido por uma derrota, mas não fiquei triste com o acontecido. Afinal, apesar de Dunga continuar, a seleção jogou futebol. Alguns jogadores como Diego, Gilberto Silva, Josué e Maikon me surpreenderam. Isto por considerá-los em muitas ocasiões responsáveis pelo mal desempenho da equipe brasileira.
Diego tem muita vontade, contudo, em muitos jogos, principalmente nos últimos, ela estava centrada no "cair". Apesar de não beber para cair e levantar, o Diego gosta de receber um "encosto" do adversário para logo em seguida cair. Ainda bem que mostrou-se mais inteligente do que eu imaginava, e ontem, ao ver o árbitro ignorar o cai-cai dos jogadores, jogou mais em pé. Talvez por isto tenha feito a sua melhor partida pelo selecionado. Jogou para frente como na época do Santos, e foi importante para a vitória brasileira, tanto que ficou em campo quando Dunga precisou colocar Juan, uma vez que Kléber fôra expulso.
Aliás, o Kléber, só o Dunga mesmo! Não vem jogando bem no Santos. Sua convocação foi surpresa não somente para a grande parte da torcida, como também para o próprio. Mas, para Dunga, ele é o lateral! Bom, pelo menos ao ser expulso, após não jogar nada, fez um bem para a o Brasil. Juan é melhor lateral do que Kléber e Gilberto. Dunga vê isto parcialmente.
Outras "agradáveis" decepções foram Gilberto Silva e Josué. Jogaram muito bem. Josué foi discreto, porém, muito eficiente. Fez o que a muito não fazia desde os tempo do São Paulo: desarmou e passou bem a bola para os meias de armação. Contudo, não vejo necessidade em insistir nestes dois jogadores os quais, creio, não estarão na Copa de 2010 na Africa do Sul. Lucas, Ramires, Hernandes, Anderson, entre outros jovens jogadores - mas já experientes em jogos nacionais e internacionais - dariam mais força e são melhores tecnicamente. Por isto em pouco tempo irão tomar o espaço de Josué e Gilberto.
E quanto ao Maikon? Bem... Antenho-me a dizer que não gosto do seu futebol. Corre muito, vigor físico excelente, contudo, não sabe pensar. Só corre pela lateral e cruza - ou chuta para o gol - mas não sabe "penetrar" e pensar uma jogada diferente. Como digo sobre meu irmão quando jogamos juntos e toco uma bola para ele: depois que decidiu, para fazer algo diferente, impossivel. Mas, uma pena, jogou bem!
Quero comentar ainda a vitória de Massa fora das pistas. Como disse ontem, Hamilton é abusado! Um Montoya mais equilibrado, contudo, às vezes ainda muito desrespeitoso com as regras do jogo. Ontem o foi assim na disputa com Raikkonen pela liderança, e isto lhe custou caro. Diante dos fatos, acredito que Massa está mais perto de conquistar o título. No entando, a Ferrari precisará trabalhar muito, pois a Macklaren tem se mostrado bem capaz de dar um bom carro para Hamilton que, mais uma vez, estava muito rapido!
Ah, não posso me esquecer das para-olimpíadas. A natação do Brasil perdeu muitas medalhas com a reclassificação de Clodoaldo da Silva, mas tem outros "monstros" como André Brasil e Daniel Dias. Um bateu o record mundial nos 100 borboleta. O outro, superou o recordista mundial, o chinês Juanquan He, nos 50 m costas, categoria S5, num final de prova emocionante. Aliás, os atletas para-olímpicos do Brasil têm se mostrado uma lição para nós brasileiros. Não somente de vida e superação, mas de força mesmo!



Inté!

Cleber B. Gouveia

Nenhum comentário: