quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Futebol mais igual? Acredito que sim!

Boa noite!
Confesso que torcer não é uma tarefa muito fácil. Ainda mais nos dias de hoje onde futebol é algo muito nivelado. Até mesmo equipes consideradas cheias de craques não têm mais soberania em seus jogos, mesmo que seja com um time considerado inferior. Talvez tirando o Corínthinas, o qual facilmente está caminhando de volta à série A do Campeonato Brasileiro, os outros têm tido uma lida mais dificil.
Pensemos na Série B. Ali, tirando o Corínthians, o qual dificilmente perde um jogo para times considerados mais fracos, os outros líderes do campeonato estão vacilando em jogos fáceis. Que o diga Vila Nova. Nos últimos 4 jogos venceu dois concorrentes diretos pela vaga na Série A: Avaí e Santo André. Mas, em compensação, perdeu para o América, então lanterna, por 5 x 2. Para o Juventude após estar vencendo por 3 x 1, e empatou de forma sofrível com o Criciúma por 1 x 1. Sorte que seus adversários não estão sabendo aproveitar as vaciladas da equipe goiana.
Na série A o Flamengo teve que sofre muito para vencer o Ipatinga por 1 x 0. O Botafogo levou uma virada sensacional da Portuguesa, uma das últimas colocadas e com um elenco pior que a equipe carioca. O Grêmio empatou em 0 x 0 com o Atlético Paranaense, time de tradição, porém muito fraco neste ano.
Lá fora, vejamos o Milan. Este tem Ronaldinho Gaúcho, Káká, Shevchenko, Pato, entre outros, e venceu com dificuldades a Regina. Tudo bem que Pato vem conseguindo voltar a fazer gols importantes. Mais uma vez deu a vitória a equipe milanesa. Entretanto, não tem sido fácil.
Nas Eliminatórias para a Copa de 2010 no Continente Europeu, por exemplo, a seleção lider do Grupo A (Grupo de Portugal, Dinamarca e Suécia ) é a Albânia. Portugal é o terceiro colocado. No Grupo 7, onde está a França, a lider é a seleção da Lituânia, até então um país de grande tradição no Basquete. A França, atual vice-campeã mundial, é apenas a quarta colocada. Até a Macedônia está vencendo jogos.
Porderia citar aqui outros exemplos. Há muitos como o Manchester United que ainda não pegou na Liga Inglesa neste ano. É certo que os campeonatos na europa estão começando, entretanto, não podemos negar o fato: "o futebol está ficando cada vez mais igual". E não digo por baixo. Creio apenas que outros estão aprendendo a jogar. O Milan não queria trocar um Pato por um Goh, acho?
Ah, claro, não poderia deixar de falar do Brasil. Este sim é um grande exemplo de como está nivelado. Mas aqui penso mais no nivelamento da falta de vontade de jogar pela seleção. Cerca de 90% dos jogadores do Brasil não têm mais o sentimento de "jogar pela nação". A culpa não é totalmente deles. O país é assim! Falta amor, patriotísmo! Mal sabemos cantar o hino, e a maioria não canta. Acredito que, apesar de outros estarem aprendendo a jogar futebol, estudarem melhor nossos jogadores e terem mais confiança que podem marcar, anular os craques do Brasil. se tivéssemos mais vontade, isto faria muita diferença. Pois ainda somos melhores que o resto do mundo.
Bem, amanhã teremos mais jogos para falar. Seleção Brasileira de Volei, Copa Sulamericana e outros.
Abraços e inté mais!

Cleber B. Gouveia.

Nenhum comentário: