sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Mais um dia e fim de semana agitado nos esportes

Bom dia!

Tenho que tomar muito cuidado para não ficar preso somente no falar a respeito de futebol. Confesso ser muito difícil, afinal, estou no país do futebol e todas as coisas são voltadas em 90% para este esporte. Contudo, como diz o nome do blog (tô pensando em mudar para Blog do Cleber, o que você acha?), propus-me a falar do "dia nos esportes", e prometo lutar por tal objetivo. Se puder ajudar (O Gildeone já o fez, e eu agradeço).
Bem, fazendo isto, quero falar de duas competições, fora o Brasileirão, a quais estão nos noticiários pelo bom desempenho dos brasileiros: para-olimpíadas e Formula 1. Comecemos pelas para-olimpíadas.
Ontem estive navegando por um blog famoso o qual faz sátiras de tudo e todos, inclusive dos atletas para-olímpicos. Não precisava pegar pesado. Tentei não rir em repeito ao ser humano, e, como disse certa político: "se rir do que dizem ou fazem, estarei concordando ou confirmando tal tipo de ação", e, por favor, não se faz isto com quem lutou tanto para chegar lá, principalmente contra piada como estas. Sei que talvez os atletas nem se importem tanto, mas não poderia deixar de dizer: "Desta vez você foi mal, 'kibeloco!'".
Bom, deixando de lado este humor insensato, mais uma medalha de ouro surpreendente no dia de hoje. Na Bocha, os brasileiros fizeram história ao vencerem os portugueses e subirem ao lugar mais alto do pódio. Quem viu sabe o quanto foi fenomenal o feito. Um dos atletas, Dirceu Pinto, tem um grau de limitações enormes, mas isto não o impediu de jogar com maestria um jogo que requer muita capacidade de calcúlo e precisão na direção e força dos arremessos. Parabéns Dirceu, parabéns Eleiseu Santos.
Outro destaque é Daniel Dias. Travou uma bela luta na manhã de hoje e chegou a sua sexta medalha, desta vez de prata. O Espanhol brilhou. Com apenas uma perna e dois braços amputados levou o ouro com record mundial nos 100 metros borboleta. Parabéns ao Daniel, parabéns ao espanhol, parabéns a todos os atletas para-olímpicos do Brasil e paises participantes: vocês são uma lição de vida e superação.
Na Formula 1 creio que Hamilton criou mais uma dificuldade para o título. Além de ver Massa pertíssimo, no retrovisor, no vácuo para ultrapassa-lo, pode ter mais uma gincane ambulante na pista: Raikkonen. Isto por tê-lo classificado com um "sem peito". Sim, Hamilton declaro que Raikkonen não teve peito para segurar a posição no grande prêmio de Spa, e por isto perdeu a prova. Raikkonen tentou mostrar indiferença, mas sua resposta poderá ser mais insiciva nas pistas, ajudando Felipe Massa a levar mais um título para Ferrari e seu primeiro como piloto.
Bom, como estou no país do futebol não há como fugir de dizer algumas palavras. Afinal, olhando a tabela, jogos importantíssimos irão acontecer, tanto nas duas pontas da tabela. São Paulo e Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, Curitiba e Vitória fazem os classicos e já tradicionais jogos de 6 pontos entre os que estão na luta por uma vaga na Libertadores do próximo ano, e claro, pelo título. Lá embaixo Santo e Fluminense, Vasco e Naútico, Ipatinga e Atlético Mineiro e Atlético Paranaense e Portuguesa lutam para afundar ainda mais um ao outro. Quem perder terá muito o que lamentar na segunda-feira. Ah, claro, o time do Goiás terá muitos torcedores a mais neste domingo, pois, se vencer o Grêmio poderá ajudar a fazer a disputa pelo título ficar mais emocionante ainda.
Finalizo dizendo que o Brasil perdeu sua primeira partida nas para-olimpíadas no futebol de 5. A Russia foi a algoz. Mas, continuamos na briga pelo ouro!
Tenham todos uma boa sexta-feira, e inté mais!

Cleber B. Gouveia

Nenhum comentário: