terça-feira, 16 de setembro de 2008

Somo melhores como para-olímpicos!

Boa tarde!


Ao superarmos o número de medalhas de ouro conquistadas em Atenas confirmamos: somos melhores como competidores para-olímpicos que olímpicos. Se Clodoaldo da Silva não tivesse sido reclassificado para uma classe com menos grau de deficiência, com certeza estaríamos na sexta posição, uma vez que ele tinha como certo 8 ouros. E, pasmém! Africa do Sul e Espanha, países de dois dos três delegados que o reclassificaram, estariam atrás do Brasil.
Você pode dizer que a comparação não é justa. Nas para-olimpíadas há um maior número de medalhas em disputa. Sim! Isto é verdade! Mas, com toda certeza, há na mesma proporção um maior número de competidores, e as chances creio serem as mesmas. Com isto, creio que o COB deveria anúnciar, fazer estardalhaços, a participação brasileira para-olímpica como seu carro chefe para 2014. Ou seja, ao invés de dizer: "temos o direito de sediar uma Olimpíada pois somos uma das potências olímpicas" , dizer: "devemos cediar as olimpíadas de 2014 por semos de um continente ainda sem uma edição, e, por sermos, com certeza absoluta, uma das potências para-olímpicas".
É claro que, em sua grande maioria devemos isto a alguns atletas, ou, super-atletas como André Brasil, Daniel Dias e Lucas Prado. Eles, juntos, trouxeram mais da metade dos ouros. Entretanto, nas Olimpíadas da China Phelps sozinho ajudou os EUA não ficarem um pouco pior no quadro de medalhas com seus oito ouros. E são a segunda potência olímpica.
Bom, finalizo hoje comentando a Fórmula 1 e algo do futebol.
Na principal categoria do automobilismo o final da temporada promete. E Hamilton tem sido aquele sujeito a botar pimenta no tempeiro. Após provocar Raikkonen dizendo que este não teve peito para o segurar em Spa, em sua última entrevista afirmou: "o título por direito deverá ser meu!". Como foge dos padrões ingleses este britânico. Em nada se mostra reservado, pelo contrário, expõe seu pensamento sem medo, e com isto provoca sensações infinitas em seus concorrentes. Ano passado fez Alonso explodir e não suportar ser batido por um novato. Neste ano, tem feito Raikkonen e Massa temerem a McLaren até mesmo em pistas favoráveis a Ferrari, seja no seco ou debaixo de chuva. Segurem Hamilton, o primeiro negro da história da Fórmula 1 a colocar os brancos contra a parede.
Fechando com o futebol só um comentário: Ronaldo não tem jeito. Não desiste nunca! E está certo. Isto o faz ser quem é. Só precisa de uma acessoria melhor para não voltar a deixar que os assuntos extra-campo sejam prejudiciais à uma volta aos gramados para um final digno do que já fez para o futebol. E esta volta, parece-me, não deverá acontecer no Flamengo. Pelo menos é a notícia dos principais sites esportivos, os quais noticiaram hoje uma possível declaração do Fenôneno na qual ele deseja fazer 50 gols ao lado de Robinho. E isto ele é capaz, se os seus joelhos deixarem.
Um abraço a todos, e, inté mais!


Cleber B. Gouveia.

Nenhum comentário: